diferencas-entre-servidores-linux-e-windows

Diferenças básicas entre servidores Linux e Windows

Esta briga é antiga. E acredito ainda perdure por longos e longos anos. Na verdade, o quê vou escrever aqui não será nada com muita profundidade técnica. Meu objetivo com este artigo é esclarecer possíveis dúvidas de pessoas iniciantes no PHP no momento de escolher o servidor para hospedar seus projetos.

Bom, para começar, se você já está conseguindo realizar testes com o PHP, provavelmente já possui um entendimento básico de como funciona um servidor (ao menos um localhost da vida!).

Para a grande maioria dos programadores PHP iniciantes ou apenas curiosos da linguagem, as primeiras experiências ocorrem no micro pessoal (geralmente Windows) usando algum pacote que automatiza a configuração e instalação ( Xampp e EasyPHP) do PHP, Apache e Mysql.

Diferenças entre Linux e Windows

Sempre levando em conta que temos em mente objetivos para programadores iniciantes e, portanto, como projetos pequenos e pouca complexidade, não existem diferenças siginificativas ao optar por um ou outro servidor.

Vários hosts no Brasil já oferecem planos de hospedagem em que é possível escolher qual o sistema operacional do servidor para seu site. Saiba que se você só pretende utilizar o PHP em seu projeto, um servidor Linux atende perfeitamente sua necessidade.

O que preciso deixar bem claro neste momento é que você pode usar um servidor Windows ou Linux, não faz diferença. Mas aprenda o seguinte:

1. Servidor Linux: somente linguagens de livre distribuição (caso do PHP);

2. Servidor Windows: liguagens de livre distribuição (PHP e outros) e tecnologias Microsoft (ASP, .NET).

Há uma complexidade maior neste assunto, apenas não estou abordando neste artigo por julgar desnecessário no momento.

Este artigo foi muito importante para mim porque foi o primeiro que escrevi no meu antigo blog BrasilPHP.net em 17 de dezembro de 2009.

Hellston Linhares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.